A segurança elétrica em casa é uma preocupação fundamental para proteger sua família de riscos como choques elétricos e incêndios. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e sistemas elétricos mais complexos, as chances de ocorrerem acidentes elétricos também aumentam. Pequenas medidas, como evitar o uso excessivo de extensões, garantir que as tomadas não estejam sobrecarregadas e realizar inspeções elétricas regulares, são essenciais para manter um ambiente seguro. Assegurar-se de que o sistema elétrico da sua casa esteja em conformidade com as normas atuais também é crucial, especialmente em residências mais antigas, onde a fiação pode não suportar a demanda elétrica moderna.
Além disso, educar toda a família sobre as práticas básicas de segurança elétrica é uma maneira eficaz de reduzir os riscos. Por exemplo, ensinar às crianças os perigos de brincar perto de tomadas e cabos elétricos e garantir que todos saibam como desligar a energia em uma emergência são passos importantes para prevenir acidentes. Adotar uma cultura de segurança elétrica em casa não só protege os bens materiais, mas, mais importante, protege a vida das pessoas que você ama. Para saber mais sobre como garantir a segurança elétrica da sua casa e proteger sua família de choques e incêndios, confira as dicas no Eletricista BH.
O que é segurança elétrica?
A propósito, se você é um localizador, é seu trabalho verificar suas propriedades, para garantir que elas sejam seguras. Confira nosso guia para certificados de segurança elétrica e obrigações para locadores.
O que causa incêndios ou problemas elétricos em residências?
12 dicas de segurança elétrica para uso doméstico
- Fique atento a cabos elétricos danificados – todos os cabos de energia e extensões devem ser verificados regularmente e reparados ou substituídos conforme necessário. Como regra geral, não passe cabos por baixo de tapetes e móveis, pois eles podem causar risco de tropeço, superaquecimento ou esmagamento e danos.
- Não sobrecarregue as tomadas – sobrecarregar as tomadas é uma causa comum de incêndios elétricos. -se sempre de que certifique-se de que as tomadas sejam frias ao toque. E conecte apenas um aparelho que produza calor em uma tomada multidirecional por vez.
- Manter os aparelhos elétricos longe da água – água e eletricidade são uma combinação mortal. Para seguir as regras de segurança elétrica, mantenha todos os equipamentos elétricos longe da água. Há um alto risco de eletrocussão se você usar um aparelho elétrico com as mãos molhadas. E sempre desligue sua chaleira antes de encher!
- Mantenha os cabos não usados, arrumados e seguros – a segurança elétrica não se aplica somente quando os cabos estão em uso. -se de que eles são guardados com segurança quando não os estivermos usando. É melhor não enrolar os cabos em torno de objetos (como sua secadora de cabelo ou plugue do laptop), pois isso pode esticá-los e causar superaquecimento. E nunca coloque um cabo elétrico em uma superfície quente, pois isso pode danificar o isolamento e a concentração interna.
- Desligue todos os aparelhos não utilizados – um aparelho desligado da tomada é mais seguro do que um que fica ligado. Não só economiza dinheiro – já que aparelhos ligados na tomada ainda usam energia quando estão em modo de espera – mas também os protegidos de superaquecimento ou picos de energia. Se suas tomadas são um pouco difíceis de alcançar, como atrás de estantes ou sofás, invista em um plugue inteligente ou em uma barra de extensão que economize energia, se possível.
- Deixe espaço para a circulação de ar – aparelhos elétricos precisam de espaço para que o ar circule e os mantenha frios enquanto estão em funcionamento. Sem isso, eles podem superaquecer e representar um risco de incêndio. Não coloque nada em cima de aparelhos elétricos, como micro-ondas, e evite ligar equipamentos elétricos dentro de armários. Se estiver usando um aquecedor portátil, certifique-se de que ele esteja pelo menos a um pé de distância da parede.
– se de que todos os exaustores estão limpos – alguns aparelhos, como fogões, possuem exaustores que podem ficar sujos e obstruídos. Manter a limpeza não só os torna mais eficientes energeticamente, mas também ajuda a prevenir riscos de incêndio. - Mantenha-se seguro com aquecedores – parece óbvio, mas mantenha objetos inflamáveis longe dos aquecedores. Não use aquecedores confortáveis perto de cortinas e certifique-se de que eles estejam em uma superfície nivelada e estável.
- Verifique os fusíveis – substituir uma peça em um plugue é fácil, mas certifique-se de usar a peça correta para o aparelho. A utilização de uma fiação errada pode causar superaquecimento do cabo e o aparelho não estará protegido contra possíveis falhas elétricas.
- Evite produtos falsificados – tenha cuidado ao comprar itens importados, pois nem sempre atendem aos padrões de segurança nacionais. Evite especialmente produtos elétricos falsificados, como secadores de cabelo de marcas falsas, que são uma das principais causas de choques elétricos e incêndios. Isso também se aplica a baterias e carregadores. Procure sempre adquirir os carregadores originais do fabricante para seu laptop ou telefone.
- Verifique se está utilizando a potência correta – com as lâmpadas LED de economia de energia, isso é menos preocupante, já que elas têm menos chances de superaquecer em comparação com as lâmpadas incandescentes antigas. No entanto, usar a potência correta da lâmpada pode evitar problemas elétricos, por isso verifique sempre antes de instalar.
- Sempre siga as instruções do fabricante – possivelmente o melhor conselho ao usar qualquer aparelho elétrico é ler e seguir as instruções do fabricante. Utilize corretamente seus dispositivos para melhorar o desempenho e mantê-lo seguro.