Dr. Frederico Vasconcelos Cirurgia Plástica BH responde: O que é cirurgia plástica?

Em uma entrevista esclarecedora com Dr. Frederico Vasconcelos ele esclarece quais são as cirurgias mais comuns. Quando você pensa em cirurgia plástica, o que vem à mente? São procedimentos caros para tornar as estrelas de cinema mais glamorosas? A cirurgia plástica é, na verdade, um campo muito amplo que inclui não apenas a cirurgia estética , mas também a cirurgia de mão e punho, reconstrução cirúrgica e procedimentos não cirúrgicos.

Cirurgia reconstrutora

Dr. Frederico Vasconcelos: “A maneira mais simples de descrever a cirurgia reconstrutiva é uma opção cirúrgica para restaurar a forma e a função do corpo.” Na maioria das vezes, a cirurgia reconstrutiva é necessária após algum tipo de doença ou trauma no corpo. Alguns dos exemplos mais comuns incluem:

  • Reconstrução da mama – uma cirurgia para mulheres que tiveram a mama total ou parcialmente removida (mastectomia), geralmente devido ao câncer de mama.
  • Reconstrução de trauma – Imagine que você sofreu um acidente grave e sofreu uma lesão grave, como uma grande laceração, um membro decepado, uma lesão facial grave ou queimaduras – todos esses tipos de trauma podem levar à cirurgia reconstrutiva por um cirurgião plástico . 
  • Remoção do câncer de pele – crescimentos ou lesões cancerosas da pele podem precisar ser removidos por cirurgia, o que pode ser feito por um cirurgião plástico usando técnicas especializadas para preservar sua saúde e aparência.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Cirurgia de Mão e Pulso

Dr. Frederico Vasconcelos : “Você sabia que muitos cirurgiões plásticos têm treinamento especializado para ajudar a restaurar a função dos dedos, mãos e pulso? Especificamente, a cirurgia da mão”. Pode tratar:

  • Síndrome do túnel do carpo – uma condição causada por pressão no nervo mediano dentro do pulso. Você pode sentir dor, formigamento, dormência ou fraqueza.
  • Artrite – Seja devido a uma doença inflamatória como a artrite reumatóide ou simples desgaste, a artrite pode ter um impacto significativo em suas mãos e pulsos. Com o tempo, pode deformar seus dedos e prejudicar o movimento.
  • Trauma – os cirurgiões plásticos podem tratar lesões, incluindo ossos quebrados, ligamentos rompidos e cortes de tendões ou nervos.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Cirurgia estética

Dr. Frederico A cirurgia plástica é um tipo de procedimento que remodela o corpo para melhorar a aparência e a autoestima. Como a cirurgia estética é opcional, geralmente não é coberta pelo seguro saúde. Os exemplos mais comuns incluem:

  • Aumento dos seios – cirurgia que usa soro fisiológico ou implantes de silicone ou gordura de outra parte do corpo para aumentar o tamanho dos seios ou restaurar o volume dos seios após redução de peso ou gravidez.
  • Abdominoplastia – também chamada de abdominoplastia, a abdominoplastia remove o excesso de gordura e pele da região do abdômen, criando um perfil mais liso e firme.
  • Lipoaspiração – um procedimento que emagrece e remodela partes do corpo, removendo depósitos de gordura. As áreas mais comuns do corpo nas quais esse procedimento é feito são coxas, quadris, nádegas, abdômen e cintura.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Procedimentos Não Cirúrgicos

Dr. Frederico Vasconcelos explica: “Esses tipos de procedimentos não exigem uma ida à sala de cirurgia e podem ser realizados em consultorio”. Dois dos procedimentos não cirúrgicos mais comuns realizados por cirurgiões plásticos são:

  • Injeções de Botox – a toxina botulínica é uma injeção que bloqueia os sinais nervosos para os músculos e temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas e pés de galinha perto dos olhos e em outras partes do rosto.
  • Preenchimentos dérmicos – Esses preenchimentos injetáveis ​​ajudam a diminuir as linhas faciais e a restaurar o volume e a plenitude. Alguns tipos de preenchimento incluem colágeno, ácido polilático e polialquilimida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.